Upload de Números

É claro que ficar digitando na tela do site todos os números de contato para onde você quer enviar suas mensagens não é algo interessante. É por isso que existe a possibilidade de se fazer um upload de dados através de uma planilha eletrônica.

E a planilha não poderia ser mais simples: uma única coluna com quantas linhas forem necessárias. Algo assim:

A primeira célula com um nome de campo. Pode ser whatsapp, número ou qualquer outra informação. Ela é obrigatória mas o nome em si não faz diferença. A partir da linha 2, cada linha com um número completo. Por completo se entende como código do país, código de área (DDD) e o número do celular. Este conjunto é o número que o WhatsApp entende como sendo um usuário.

As células podem estar formatadas como Texto, fazendo com que os números fiquem alinhados à esquerda. O conteúdo deve conter apenas os números, sem ponto, hífen ou qualquer outro caracter de separação.

Já no site, após a identificação e autorização (veja este post com as orientações de uso) você encontra um campo para indicar onde está a planilha em seu PC. Basta clicar no “Escolher ficheiro” e localizar o arquivo em seu disco.

Assim que o arquivo é aceito, o programa lê todo o conteúdo e mostra a quantidade de números encontrados. Além disso, para efeito de conferência, são apresentados os primeiros 5 números e os últimos 5 números encontrados.

Pronto. É só seguir com o texto e o envio. Não é preciso digitar nenhum número de destino na tela. Mas caso você queira, pode digitar que ele vai ser incorporado à lista de envio.